BUGAS - Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro
Três meses após a sua entrada em funcionamento as cinquenta bicicletas, que até então existiam, já tinham sido utilizadas por cerca de 20000 pessoas e em Abril de 2001, Aveiro já contava com mais de 150 bicicletas dispersas por trinta e três parques que se encontravam espalhados pela cidade.
O seu fabrico!
É fabricada em pequenas séries e com ferramentas específicas que provêm da Camara Municipal de Aveiro.
Actualmente as BUGAs, pintadas de verde e branco, são produzidas na fábrica M. Caetano, Lda que se situa na região onde se localiza também a maior parte da indústria de duas rodas do país.
Os Parques!
Actualmente, a cidade conta com 33 parques de BUGAs que têm como principal objectivo disponibilizar as bicicletas a tod@s @s interessad@s. Estes parques foram colocados em locais estratégicos como escolas, estação de caminho de ferro, universidade, centros comerciais, entre outros, o que permite que as pessoas que frequentam estas zonas utilizem as bicicletas com bastante assuidade.
Para que a circulação das BUGAs não afectasse a circulação dos peões e automóveis, foram criadas pistas próprias que se destinam a ciclistas.
Como usar as BUGAs?
Andar de BUGA é tão fácil como "mudar de camisa" pois basta dirigir-se a um posto/parque BUGAs com uma moeda de um euro e colocá-la na ranhura apropriada ou então então dirigir-se ao posto central e preencher a requisição.
Neste último também pode visitar a loja BUGA onde pode se adquirir camisolas, bonés, porta-chaves e outros objectos.
Este tão engraçado e ecológico meio de transporte, encontra-se ainda equipado com cadeiras que têm como principal objectivo o transporte de bébés ou crianças.
Para o uso das BUGAs, é preciso ter em conta algumas regras, sendo elas:
Não se deve reter as BUGAs fora das áreas próprias.
Cumprir as regras de trânsito e a respectiva sinalização para o devido efeito;
Usar, sempre que existam as pistas destinadas à circulação de bicicletas;
Não circular após as 17 horas.
É proibida a utilização das BUGAs por crianças com menos de 16 anos;
Não danificar o material e alerar a assistência caso essa situação se verificar.
Caso esteja interessad@ que o seu grupo de amig@s ou a sua empresa "dê uma volta" de BUGA pela cidade de Aveiro poderá sempre fretá-las. Para isso poderá entrar em contacto com a entidade responsável pelas mesmas com antecedência e solicitar o número de bicicletas pretendidas, a hora de utilização e local de entrega e recepção bem como a pessoa responsável pelas mesmas.
Os preços são os seguintes:
menos de 3 horas: até 10 pessoas 24,94 euros, até 20 pessoas 59,86 euros, até 30 pessoas 104,75 euros;
mais de três horas: até 10 pessoas 39,91 euros. até 20 pessoas 89,78 euros, até 30 pessoas 149,64 euros.
Linha BUGA 967 050 441.
BUGAS em S. Jacinto (24-6-2005).
A bicicleta urbana gratuita de Aveiro (BUGA) começou a rolar esta quinta em S.Jacinto, a mais distante freguesia de Aveiro e única praia do concelho, noticiou o J.N..
A reentrada (esteve disponível em 1993 aquando do festival pop) fez-se com bicicletas, "que passarão a 50 já no próximo fim-de-semana", adiantou ao JN, o presidente da Junta de S.Jacinto, João Costeira.
As BUGAs estão disponíveis em três locais junto ao cais, nas piscinas (que ficam a 100 metros da praia) e no parque municipal de campismo. @s interessad@s apena têm de assinar um documento, podendo deixar a BUGA em qualquer um dos três parques. "Isto significa que as centenas de pessoas que no Verão apanham a lancha no forte da Barra para S. Jacinto, para fazer praia, já não precisam de percorrer a pé o percurso de um quilómetro, podendo ir de bicicleta", realça João Costeira.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home